Glossário

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LETRA A
Agenciamento Assistência geral à escala do navio prestados pela agência de navegação, inclusive requisição de práticos, de rebocadores, de vigias, e, ainda, coordenação das atividades dos operadores portuários, relacionamento com a administração do porto, pagamento de taxas e serviços em nome do armador
   
Arrumadores/ portuários
Mão-de-obra avulsa utilizada para a execução de serviços, em terra.
   
Atendimento ao tráfego
Relação em percentagem entre a quantidade de contêineres movimentados (em TEU) e o somatório do porto, para o grupo.

LETRA C
Conferentes
Mão-de-obra avulsa utilizada para os serviços de conferência das cargas nas operações de carregamento e descarregamento.
   
Custo médio de mão-de-obra.
Somatório dos custos médios da remuneração de trabalhadores avulsa (estivadores, conferentes, arrumadores e pessoal de bloco, inclusive despesas de administração da mão-de-obra (sindicatos e OGMO).
   
Custo médio de taxas portuárias.
Somatório dos custos médios de taxas de utilização de infra-estrutura de acesso e abrigo (inframar) e de infra-estrutura terrestre ou portuária (infraport).
   
Custo médio de utilização de terminal.
No caso de terminais arrendados, o custo médio cobrado pelos arrendatários dos operadores, pela utilização do terminal.
   
Custos de entrega (ou de recebimento).
Somatório dos custos médios da remuneração de trabalhadores avulsos (arrumadores e conferentes), inclusive encargos sociais e despesas de administração da mão de obra (sindicatos e OGMO), indicando os percentuais.
   
Custos de ovação ou desova de contêineres.
Somatório dos custos médios de mão-de-obra de arrumadores, na ovação ou desova de contêineres de 20” e de 40”.


LETRA D
Desbalanceamento ou imbalance
Diferença entre as quantidades de contêineres importados e exportados (em TEU). Relação percentual entre as quantidades (em TEU) de contêineres cheios por sentido da operação, (importação e exportação) e as quantidades totais de contêineres cheios (importados e exportados).
   
Desempenho operacional
Resultado dos procedimentos operacionais das instalações portuárias obtidos no carregamento e na descarga de mercadorias no atendimento de navios e veículos terrestres, com volume de produção específico por tipo de carga em níveis próprios de eficiência e eficácia.
   
Despesa média de entrada e saída de navios.
Somatório dos custos médios de serviços de práticos, lanchas e rebocadores, vigias portuários, taxas portuárias de acostagem ou atracação, agenciamento despesas administrativas de despacho, tradução de manifestos, comunicações, etc.
   
Despesa média de entrada e saída de navios’, por unidade movimentada.
Relação entre os custos totais de entrada e saída e as quantidades totais de cargas movimentadas. para cada conjunto de navios (de carga geral solta, de contêineres e de granéis sólidos), em cada terminal ou conjunto de berços.


LETRA E
Eficiência dos serviços de liberação aduaneira, portuária, controle de exportações, etc.
Tempo médio desde a solicitação dos serviços até a liberação completa da mercadoria.

   
Eficiência dos serviços de liberação aduaneira, portuária, controle de exportações, etc.
Tempo médio desde a solicitação dos serviços até a liberação completa da mercadoria (para embarque e para descarga).
   
Equipamentos
Utilizados para movimentação de cargas: portêineres e transtêineres, stackers e empilhadeiras, guindastes, caminhões e bogies, para o caso de contêineres, ou guindastes, com grabs, sugadores, descarregadores ou carregadores ou outros equipamentos especializados pertencentes à administração do porto.
   
Estiva/desestiva
Mão-de-obra avulsa utilizada para os serviços a bordo do navio (estivadores).


LETRA I
Indicadores de desempenho
Índices que representam os níveis de serviços ou de produção alcançados na realização das operações portuárias no carregamento e descarga de mercadorias dos navios e veículos terrestres, por unidade operacional em determinado período de tempo.
   
Índice médio de conteinerização
Relação entre as quantidades de cargas movimentadas em contêineres, excluída a tara do contêiner e as quantidades totais de carga geral movimentada.
   
Infra-estrutura marítima - Inframar ou TUP
Utilização do acesso marítimo e das águas abrigadas e profundas das áreas de fundeio, de evolução e atracação dos navios.
   
Infra-estrutura terrestre – Infraport
Utilização das instalações terrestres para as operações de carregamento/descarregamento de mercadorias – cais, acessos terrestres, armazéns e pátios de trânsito, instalações especializadas e vias de circulação internas, e ainda, as benfeitorias e os serviços respectivos, tais como iluminação, drenagem, abastecimento, etc.

LETRA M
Mão-de-obra de terra
Utilizada na prestação de serviços de movimentação de cargas na área do porto organizado. Nos portos pesquisados aparecem com diferentes denominações: capatazias, mão-de-obra locada ou movimentação de mercadoria.
   
Mercadorias movimentadas
O somatório dos pesos brutos das mercadorias movimentadas (excluída a tara dos contêineres).

LETRA N
Nível médio de serviço Relação entre os tempos totais de espera e os tempos totais de atracação ou de atendimento.

LETRA P
Peação/despeação
Mão-de-obra de trabalhadores avulsos (em geral de bloco), utilizada na fixação dos contêineres nos porões, baias e conveses dos navios.
   
Prancha média de atendimento
Média aritmética obtida pelo quociente do somatório das quantidades de contêineres movimentados (em unidades) dividido pelo tempo total de atracação (ou de atendimento) dos navios.
   
Praticagem
Condução dos navios no canal de acesso e manobras nas bacias de evolução e atracação das embarcações em águas restritas do porto, desde o embarque do prático na barra até a área de fundeio ou área de atracação e vice-versa.
   
Preço médio de mão-de-obra.
Somatório dos custos médios da remuneração de trabalhadores avulsos (estivadores, conferentes, arrumadores e pessoal de bloco, inclusive encargos sociais e despesas de administração da mão-de-obra (sindicatos e OGMO) – Indicar os percentuais.
   
Preços
Valores cobrados pelo ressarcimento e compensação dos serviços portuários prestados no carregamento e descarga de navios e de veículos terrestres nos portos públicos e privados.
   
Produtividade no atendimento de veículos (caminhões e vagões) transportando contêineres.
Média aritmética das quantidades de contêineres, em TEU, entregues ou recebidos por dia de atendimento.
   
Produtividade nos serviços de ovação e desova de contêineres
Média aritmética das quantidades de contêineres, em TEU, enchidos ou desovados por dia de atendimento.

LETRA Q
Quantidades movimentadas
O somatório das quantidades de unidades movimentadas.

LETRA R
Rebocador
Embarcação de auxílio às manobras em bacias de evolução e nos canais de acesso e na atracação e desatracação das embarcações.
   
Rechego
Mão-de-obra de trabalhadores avulsos (em geral de bloco), utilizada nos serviços de ajuntamento das cargas e limpeza de porões, nos finais das descargas e de complementação e nivelamento, nos embarques.
   
Relação contêiner cheio/contêiner vazio
Diferença entre as quantidades (em TEU) de contêineres cheios e vazios e percentagem de vazios sobre o total (cheios + vazios).

LETRA T
Tamanho médio de consignação
Média aritmética obtida pelo quociente do somatório das quantidades movimentadas de contêineres pelas quantidades de navios.
   
Taxa de ocupação das instalações de estocagem.
Relação entre as quantidades totais de (TEU) de contêineres estocados no período e a capacidade, em TEU, do pátio ou terminal.
   
Taxas de atracação
Pagamentos à administração do porto ou arrendatário pela utilização das instalações de acostagem ou atracação – cais, píeres ou dolfins de amarração, incluindo-se as despesas com defensas e amarradores. Essas taxas são cobradas em função do comprimento do navio e do tempo em que ele permanece atracado.
   
Tempo de espera de veículos (caminhões e vagões) com mercadorias para ovação ou de desova de contêineres.
Média aritmética dos tempos de espera para atendimento dos veículos transportando mercadorias desovadas ou destinadas à ovação.
   
Tempo de espera para o atendimento de veículos (caminhões e vagões) de transporte de contêineres.
Média aritmética dos tempos de espera para atendimento dos veículos de transporte de contêineres.
   
Tempo de permanência dos contêineres nas dependências do porto.
Valor médio da diferença entre a data e hora da entrada do contêiner no pátio de estocagem até sua saída pata embarque ou descarga.
   
Tempo médio de espera de navios.
Média aritmética dos tempos de espera para atracação (atendimento) dos navios que transportam contêineres.
   
Tempo médio de espera de práticos e de visitas de autoridades a bordo dos navios.
Somatório dos tempos de espera por serviços de práticos, para cada conjunto de navios (de carga geral, em cada terminal ou conjunto de berços.